terça-feira, 2 de outubro de 2012

CANTINHO DO GESTAR

ENCONTROS SEMANAIS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES



 VISITA DOS FORMADORES DO GESTAR/SEC/DIREC

Em nosso colégio há um cantinho especial para registrarmos a presença do GESTAR.





"PROJETO LITERATURA NA ESCOLA"

 APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDO





ESSA TURMA É d +




Durante o mês de setembro, nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental, turno matutino,  foram realizadas atividades planejadas, com o objetivo de estimular e desenvolver o gosto de ler. Após terem lidos os livros literários sugeridos pela professora Lana Shirley, os alunos apresentaram em sala de aula, seus trabalhos editados em slides, vídeos, cartazes, etc. Posteriormente, fizeram avaliação do projeto, ressaltando os pontos positivos e negativos das produções e fizeram as possíveis correções, no que diz respeito à melhoria da aprendizagem.
O trabalho está sendo gratificante, pois além de desenvolver a autoestima dos alunos, auxilia a permanência da leitura, dentro e fora da sala de aula, tornando a prática prazerosa. Uma vez ser necessário para o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes no decorrer de suas vidas.
A metodologia utilizada é subsidiada pelo "Projeto um Gestar em cada escola", que favorece aos alunos uma aprendizagem inovadora, com situações, que visam não apenas o ler e escrever, mas o compreender e produzir conhecimentos.

MOMENTO DE LEITURA




 REGISTROS BIOGRÁFICOS




1º Intercâmbio Sociocultural e esportivo- Colégio Estadual Teotônio M. Dourado Filho
















DESFILE NAS RUAS DE MORRO DO CHAPÉU


 PROFESSORES VISITANTES COM LANA, MARCOS E CLEBER
PROFESSORES VISITANTES COM NICÉLIA, LANA E HILNEI



ALUNOS DA 8ª M1



ALUNOS DA 6ª E 7ª SÉRIES
 FUTSAL NA QUADRA DO COLÉGIO




Projeto Escola Itinerante visita Colégio Teotônio em M. do Chapéu mais uma vez!


O Projeto Escola Móvel é uma iniciativa do IF Baiano Campus Catu, que a pouco mais de 20 anos vem promovendo a difusão de conhecimentos junto as comunidades de várias localidades da Bahia.
A metodologia de trabalho consiste na montagem de grupos permanentes de pesquisa que culmina com a construção de Stands para apresentações em público nos locais mais variados como praças, escolas, universidades, e etc.
Em linhas gerais, podemos dizer, o projeto consiste numa espécie de “feira móvel de ciências” uma vez que alunos, professores e o material utilizado nas exposições são transportados por um ônibus do Instituto até o local agendado para a exposição ao público.
Os grupos de estudo devem obrigatoriamente contar com a orientação de um professor do Campus, preferencialmente especialista na área do Grupo de Estudo/Stand. Além da dotação dos conhecimentos necessários para a exposição, professores e alunos devem pensar na confecção do seu stand, munindo-o da maior criatividade que for possível. O objetivo é tornar o stand e a exposição dos alunos chamativos uma vez que o público alvo do projeto costuma ser bastante heterogêneo.
Em poucas palavras, trata-se da montagem de uma "feira de ciências itinerante", pois é instalada no local previamente agendado pela instituição solicitante ao Instituto Federal Baiano, Campus Catu.
Esse ano 15 stands foram montados com os seguintes temas: Física, Química, Matemática, Geociências, Biologia, Apicultura, Bovinocultura, Minhocultura, Suinocultura, Meio Ambiente, Informática, Avicultura, Produtos de Origem Animal, Alimentação Alternativa.


Metodologia

Organização de grupos de estudo por área, disciplina e interdisciplinares;
Orientação de um professor ou professores que possa garantir o bom andamento dos estudos de forma periódica;

Montagem de stands para apresentação que contenham:
Recursos e instrumentos de ensino que sejam atrativos ao público;
Dois ou três alunos apresentadores;
Banner de apresentação do grupo de estudo/stand;
Relatório póstumo da apresentação.

Resultados

Além da popularização do conhecimento, da melhoria da imagem do Instituto, o projeto tem revelado várias aptidões nos discentes que não podem ser vistas na sala de aula;
Muitos alunos encontraram sua vocação através de sua atuação num desses grupos de estudo/stand;
Produção acadêmica para além dos limites do projeto.

ALGUMAS IMAGENS DAS AULAS