sábado, 25 de maio de 2013

OFICINA - UM GESTAR NA ESCOLA

PROJETO UM GESTAR NA ESCOLA

Durante o turno matutino do dia 25.05.2013, sábado letivo, os professores e coordenadora pedagógica, do Colégio Estadual Teotônio Marques Dourado Filho, reuniram-se com o objetivo de desenvolver um momento de estudo (oficina de trabalho), utilizando as atividades sugeridas pelo projeto GESTAR. O desenvolvimento dos trabalhos teve como orientadores, os professores Hilnei Macedo e Lana Shirley, respectivamente, articuladores das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa. Tiveram como metas interagir e aproximar todos os professores da unidade escolar ao processo de trabalho, implantado pela SEC, que visa a excelência da aprendizagem dos alunos, bem como uma qualificação continuada aos professores.
Ao finalizar a oficina, percebeu-se que os resultados dos trabalhos foram positivos, os professores concluíram, que sem a coletividade jamais alcançarão objetivos desejados. E ser “individualista”, num momento tão especial na educação, fugirá completamente do ideal do professor que queremos e que deve estar atuando nesta era. Enfim, coletividade, colaboração e compromisso são palavras-chave que regem o sucesso que tanto desejamos.

                                                Lana Shirley
FOTOS DA OFICINA











terça-feira, 21 de maio de 2013

A importância de uma boa leitura



O ato de ler é algo que encaminha o ser humano a buscas constantes. De encontrar o imprevisível, o inesperado e até mesmo de encontrar o que já havia previsto no seu pensamento. O bom leitor almeja a eficácia de atualização do seu próprio conhecimento. Tem garantias de sonhar, conquistar, conhecer e viver o real ou o imaginário; está sempre aprendendo a aprender, realizando objetivos e trilhando novos caminhos.
Com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, fizemos a seguinte atividade com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental:
  1. §       Os alunos escolheram o livro literário de suas preferências;
  2. §   Como atividade extraclasse foi sugerido que fizessem pesquisas sobre o autor do livro escolhido, conhecesse um pouco sobre vida e obras;
  3. §   Após concluída a leitura, em tempo determinado em sala de aula, cada aluno fez apresentação do que leu (resumo);
  4. §  A atividade foi socializada em sala de aula e todos os alunos conheceram um pouco das diversas obras lidas pelos colegas.


Fotos da atividade:




ALGUMAS CHARGES QUE PREPAREI PARA VOCÊS!!!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

AVANÇANDO NA PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A coerência é um dos fatores de textualidade que permitem  fazer de um amontoado de frases um texto. Mas ela não se prende exclusivamente a aspectos linguísticos: é o resultado da interação entre os interlocutores _ autor eleitor _ com o texto, e pelo texto numa dada situação sócio-comunicativa. 
A dimensão linguística fornece "pistas" para que, seja (re)construído um mundo textual, que pode ou não coincidir com a versão que se tenha do mundo real. A coerência pode estar ligada a uma interpretação e, por isso, depende, em grande parte, das inferências que o leitor seja capaz de fazer a partir das "pistas" textuais e de seu conhecimento do tema e do mundo.
Partindo do ponto de vista citado, decidimos desenvolver nas turmas de 8ª série uma atividade com o objetivo de estabelecer uma unidade de sentidos com alguns gêneros textuais, através da atividade a seguir:

PRODUZINDO O TEXTO:

  • Recurso utilizado: jornal
  • Procurar em jornais, notícias ou reportagens recentes com temas do interesse dos alunos;
  • Leia o texto, recorte e cole em folha extra;
  • Agora comece a produzir um novo texto, escolha o gênero desejado, utilize argumentos convincentes para justificar sua opinião;
  • Lembre-se de que seu texto será lido por um público leitor escolhido por você;
  • Procure ser breve e objetivo, pois assim que seu texto for lido, será publicado na escola como veículo de comunicação.
  • Fique atento à linguagem formal, que deverá ser utilizada.

IMAGENS EXECUTADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE