A coerência é um dos fatores de textualidade que permitem fazer de um amontoado de frases um texto. Mas ela não se prende exclusivamente a aspectos linguísticos: é o resultado da interação entre os interlocutores _ autor eleitor _ com o texto, e pelo texto numa dada situação sócio-comunicativa.
A dimensão linguística fornece "pistas" para que, seja (re)construído um mundo textual, que pode ou não coincidir com a versão que se tenha do mundo real. A coerência pode estar ligada a uma interpretação e, por isso, depende, em grande parte, das inferências que o leitor seja capaz de fazer a partir das "pistas" textuais e de seu conhecimento do tema e do mundo.
Partindo do ponto de vista citado, decidimos desenvolver nas turmas de 8ª série uma atividade com o objetivo de estabelecer uma unidade de sentidos com alguns gêneros textuais, através da atividade a seguir:
PRODUZINDO O TEXTO:
- Recurso utilizado: jornal
- Procurar em jornais, notícias ou reportagens recentes com temas do interesse dos alunos;
- Leia o texto, recorte e cole em folha extra;
- Agora comece a produzir um novo texto, escolha o gênero desejado, utilize argumentos convincentes para justificar sua opinião;
- Lembre-se de que seu texto será lido por um público leitor escolhido por você;
- Procure ser breve e objetivo, pois assim que seu texto for lido, será publicado na escola como veículo de comunicação.
- Fique atento à linguagem formal, que deverá ser utilizada.
IMAGENS EXECUTADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
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