quinta-feira, 16 de maio de 2013

AVANÇANDO NA PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A coerência é um dos fatores de textualidade que permitem  fazer de um amontoado de frases um texto. Mas ela não se prende exclusivamente a aspectos linguísticos: é o resultado da interação entre os interlocutores _ autor eleitor _ com o texto, e pelo texto numa dada situação sócio-comunicativa. 
A dimensão linguística fornece "pistas" para que, seja (re)construído um mundo textual, que pode ou não coincidir com a versão que se tenha do mundo real. A coerência pode estar ligada a uma interpretação e, por isso, depende, em grande parte, das inferências que o leitor seja capaz de fazer a partir das "pistas" textuais e de seu conhecimento do tema e do mundo.
Partindo do ponto de vista citado, decidimos desenvolver nas turmas de 8ª série uma atividade com o objetivo de estabelecer uma unidade de sentidos com alguns gêneros textuais, através da atividade a seguir:

PRODUZINDO O TEXTO:

  • Recurso utilizado: jornal
  • Procurar em jornais, notícias ou reportagens recentes com temas do interesse dos alunos;
  • Leia o texto, recorte e cole em folha extra;
  • Agora comece a produzir um novo texto, escolha o gênero desejado, utilize argumentos convincentes para justificar sua opinião;
  • Lembre-se de que seu texto será lido por um público leitor escolhido por você;
  • Procure ser breve e objetivo, pois assim que seu texto for lido, será publicado na escola como veículo de comunicação.
  • Fique atento à linguagem formal, que deverá ser utilizada.

IMAGENS EXECUTADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE












Nenhum comentário:

Postar um comentário