PRAÇA DA MÚSICA
ENTRADA DA CIDADE
Turismo
Morro do Chapéu é um município brasileiro do estado da Bahia.
Suas principais atrações turísticas são a Gruta dos Brejões, Cachoeira do Ferro Doido hoje "MONUMENTO NATURAL" e o Parque Estadual Morro do Chapéu; são essas 3 áreas de Preservação e conservação ambiental.
O município também dispõe de outros pontos turísticos, como a Cachoeira do Agreste, Cachoeira de Domingos Lopes com suas trilhas maravilhosas; o Buraco do Possidônio, que no seu interior encontram-se árvores nativas, como o cedro. Cientistas julgam ter sido um meteoro gigante que caiu e abriu essa cratera; o Balneário do Taréco, que tem águas termais e segundo a população são medicinais; o Morrão, morro que deu origem ao nome do município por ter a forma de um chapéu, sendo visto do lado Sul; além de um centro ufológico e a Vila do Ventura.
O município se destaca pelo seu clima, o único desse tipo no estado da Bahia.
Economia
A economia da região é fortemente baseada na agropecuária de subsistência, e apesar do potencial ecoturístico da região, essa característica é pouco explorada nesse município.
História
As primeiras incursões no atual território de Morro do Chapéu datam do início do século XVI. Gabriel Soares de Sousa foi um dos primeiros a explorar a região em busca de minas de ouro.
A Lei provincial n.° 67, de 1º de junho de 1838 criou o distrito, e o Município, com território desmembrado do de Jacobina, foi formado em 7 de maio de 1864 pela de Lei provincial n.° 933, ocorrendo sua instalação a 6 de novembro do ano seguinte.
A Lei estadual n.° 751, de 8 de agosto de 1909, elevou a sede do Município à categoria de cidade. Na atual formação administrativa, o município é compreendido pelos seguintes distritos:
- Morro do Chapéu (sede);
- Barro Alto;
- Cafarnaum;
- Camirim;
- Canarana;
- Dias Coelho;
- Duas Barras do Morro;
- Lagoa do Boi;
- Mutungu do Morro;
- Várzea do Cerco; e
- Ventura.
A comarca de Morro do Chapéu foi criada pela Lei estadual n.º 1.119; de 1915 e desde 19 de junho de 1945 é integrada apenas pelo próprio Município.
Geografia
Localiza-se a 384 km a noroeste da capital do estado, na zona oriental da Chapada Diamantina e possui altitude média de 1.100 m. Os pontos de maior altitude podem chegar a 1.350m, sendo, portanto, uma das cidades mais frias do estado com temperaturas beirando os 10°C em algumas épocas do ano.
Clima
O clima é tropical de altitude, com a classificação internacional da escala de köppen como Csa com temperaturas amenas, por volta de 18 a 24 °C. No inverno, já foi verificada a temperatura de 5°C, nos horários mais frios. Por mais que essas temperaturas ocorram com uma raridade considerável, já foram registradas geadas fracas nesses dias de mais frio.
Apresenta duas estações bem definidas: A das chuvas que vai de Novembro a Abril e a das secas que vai do final de Abril a Outubro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_do_Chap%C3%A9u
LINDAS IMAGENS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmlNYMJMjrKdD_nZGgIywdPIkw12noWdq7_trU00_6RWzu8hhbvtcqDnFMhIly5YthqCtOYfo-es17EzWPu-Gq5YOwwcPNTTD_QjqAHatGfYsqaj2RoMxRfO4yPT1QWB7DBTaG2nMumbc/s1600/images6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhggaPG_qlpae0JnQIITYxz9xE-Whyphenhyphen9ZPUgd7YxP9fWQ1YozY-HB_ASmXXl_qiFBFYP3oYfNmijkMDNYPn6RGCC7b5luwWqVPNHtd0mW64dmAAs536N2f2ukwlbJbjBcKzVCV3JS7flbgI/s1600/images10.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário