terça-feira, 26 de junho de 2012

O GÊNERO TEXTUAL "ENTREVISTA".


Segundo os PCNs de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva: dizer alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico e em determinadas circunstâncias de interlocução. Isso significa que as escolhas feitas ao produzir um discurso não são aleatórias, ainda que possam ser inconscientes, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado. Quer dizer: quando um sujeito interage verbalmente com outro, o discurso se organiza a partir das finalidades e intenções do locutor, dos conhecimentos que acredita que o interlocutor possua sobre o assunto, do que supõe serem suas opiniões e convicções, simpatias e antipatias, da relação de afinidade e do grau de familiaridade que têm da posição social e hierárquica que ocupam. Isso tudo determina as escolhas do gênero no qual o discurso se realizará dos procedimentos de estruturação e da seleção de recursos linguísticos.

Utilizar as diferentes linguagens são meios para produzir, expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos diversificados, atendendo as diferentes intenções e situações de comunicação.

O gênero textual entrevista é visto como “uma constelação de eventos possíveis que se realizam como gêneros (ou subgêneros) diversos. Assim, teríamos, por exemplo, entrevista jornalística, entrevista médica, entrevista científica, entrevista de emprego, etc.” (Hoffnagel, 2003:180). Nessa perspectiva, entende-se que entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) em que perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado. Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter destas declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Os métodos de entrevista são uma aplicação dos processos fundamentais de comunicação que quando são corretamente utilizados permitem ao investigador retirar das suas entrevistas elementos de reflexão muito ricos.

O método das entrevistas está sempre relacionado com um método de análise de conteúdo. Quantos mais elementos de informação conseguirmos aproveitar da entrevista, mais credível será a nossa reflexão. Então, a partir de dados coletados por nossos estudantes (locutores), estes, serão analisados.



HOFFNAGEL, J. C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.PCN de Língua Portuguesa- 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.WWW.educarede.org.brWWW.revistaescola.com.brWWW. wikipedia.org/wiki/Entrevista

Um comentário:

  1. Eu aprendi que com as perguntas boas, teremos respostas boas, que tudo depende da capacidade da interpretação das pessoas, como elas vão entender o que ali ta dizendo, e como as pessoas entrevistadas nos surpreende por ter cada um uma história diferente de sua vida, no passado .
    Itana Dourado ->8M2

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