terça-feira, 26 de junho de 2012









POSSIBILIDADES DO BLOG

Segundo o texto de  Maria de Fátima Franco “Blog Educacional:ambiente de interação e escrita Colaborativa”, relata que a partir da fundamentação teórica, respaldada nas ideias de Vygotsky,  pode-se afirmar que a teoria da Atividade Verbal, possibilita o embasamento de atividades escolares que privilegiem o uso do computador, fundamentadas nas interações sociais, contribuindo para o processo de  desenvolvimento linguístico e cognitivo. E, por considerar-se a escrita e a leitura como formas de desenvolvimento da linguagem, nas diferentes instâncias do processo educacional, o uso de blogs na educação,  mediada por professores, adultos mais experientes, podem contribuir para o acesso aos bens culturais.
Entende-se então, que os Blogs têm sido amplamente empregados na condição de diários digitais, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais. Dessa forma, os blogs permitem a qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela Internet tornar-se um(a) autor(a).
É caracterizado pelos registros que são realizados pelo usuário do blog – o blogger, ou blogueiro. De uma forma geral e mais simplificada, pode-se considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet. Suas produções são síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado. 
O uso de um weblog educacional pode ser uma oportunidade de, além de vivenciar situações reais de leitura e escrita com o uso do computador, com um interlocutor real, pode ser também uma oportunidade para verificação do processo de compreensão textual, de análise das estratégias linguísticas cognitivas utilizadas por alunos na construção de um texto, em diferentes séries. Além disso, é uma oportunidade de vivenciar situações de escrita colaborativa, sugerindo situações a serem vivenciadas pelos personagens, apresentando propostas, discutindo com o autor dos posts, possibilita que o  aluno não utilize apenas estratégias de repetição ou de parafraseamento, tão comuns nas atividades escolares, o que propiciará uma aprendizagem real da língua escrita. 
Percebe-se então, que o uso dos blogs na escola, vem engrandecer as aulas, bem como torná-las mais prazerosas, uma vez que nossos alunos já convivem coletivamente no processo da linguagem digital. Ou seja, já estão inseridos no contexto.
E você o que acha do uso do blog na educação?


2 comentários:

  1. Olá Shirley, adorei o seu blog.
    Sobre as possibilidades de uso do blog na educação temos visto que são infindáveis as formas de utilização desta ferramenta na sala de aula. Desde a publicação do meu blog, sinto que muita coisa já mudou na interação com meus alunos. E é só o começo... Bjs Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lana!
    Adorei o blog. Parabéns!
    O blog se constitui numa excelente ferramenta pedagógica, ressalto o potencial que o blog tem de aproximar professor e alunos. Com a utilização do blog o professor possibilita ao aluno reorganizar e comentar suas idéias, expressando suas opiniões em relação a diversos temas, enriquecendo assim seus conhecimentos. O blog também estreita os laços entre a comunidade, a escola e o processo ensino-aprendizagem, numa abordagem interdisciplinar, inserindo, compartilhando e expondo conhecimentos.
    Abraços,
    Hilnei

    ResponderExcluir